MESTRADO

Disciplinas Obrigatórias

  • Construção do Conhecimento I (03 créditos, 45 horas)

Ementa: Evolução do pensamento científico. As linhas epistemológicas e as escolas de pensamento. Os diferentes caminhos teórico-metodológicos no processo de construção do conhecimento. Tendências da pesquisa em saúde e na enfermagem na Amazônia.

  • Construção do Conhecimento II (03 créditos, 45 horas)

Ementa: Estudos qualitativos e quantitativos em saúde e enfermagem considerando os aspectos da região amazônica. Etapas da pesquisa. Elaboração de projetos. A ética e suas implicações para as instituições, pesquisadores e populações envolvidas na pesquisa.

 

Linha de Pesquisa: Políticas de Saúde no Cuidado de Enfermagem Amazônico.

  • Políticas de Saúde e o Cuidado em Enfermagem (03 créditos, 45 horas)

Ementa: Conceitos e discussões fundamentais sobre as relações entre o Estado e a produção social da saúde. Saúde coletiva e saúde pública. Determinação histórico-social do processo saúde-doença História das políticas de saúde no Brasil com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS). Modelos de Atenção a saúde do Brasil. Saúde e Meio Ambiente na Amazônia. Modelos assistenciais na área da enfermagem e seus referenciais. Cuidados de enfermagem e políticas de saúde no contexto amazônico.

 

Linha de Pesquisa: Educação, Formação e Gestão para a Práxis do Cuidado em Saúde e Enfermagem no Contexto Amazônico.

  • Educação, Formação e Gestão em Saúde e Enfermagem (03 créditos, 45 horas)

Ementa: Tendências Pedagógicas da Educação, Educação em Enfermagem e Educação em Saúde. Perspectivas teóricas, políticas e legais na formação profissional e educação em Saúde e Enfermagem. Teóricos da Educação. Experiências didático-pedagógicas da prática educativa. As bases teóricas do conhecimento da Administração/Gerenciamento/Gestão. Políticas de gestão em serviços de saúde e Enfermagem. Sistemas organizacionais de cuidados em Enfermagem/Saúde na cultura da Amazônia.

Disciplinas Eletivas

  • Abordagem Quantitativa em Saúde e Enfermagem (02 créditos, 30 horas)

Ementa: Projetos de investigação quantitativa: bases, tendências e perspectivas metodológicas. Estudo teórico-metodológico para o desenvolvimento do projeto de dissertação. Estratégia de coleta e análise de dados.

  • Abordagem Qualitativa em Saúde e Enfermagem (02 créditos, 30 horas)

Ementa: Projetos de investigação qualitativa: bases, tendências e perspectivas metodológicas. Estudo teórico-metodológico para o desenvolvimento do projeto de dissertação. Estratégias de coleta e análise de dados.

  • Aspectos Críticos do Processo de Cuidar em Enfermagem (02 créditos, 30 horas)

Ementa: Processo histórico do cuidar. Marco filosófico e conceitual. Modelos e teorias em enfermagem. Definições, processo de desenvolvimento de uma teoria. Transformações na prática do cuidar de enfermagem. Fundamentos das concepções e o processo de cuidar em enfermagem no contexto amazônico.

  • Estudo Independente (02 créditos, 30 horas)

Ementa: Aprofundamento de tema relacionado ao projeto individual do aluno e de interesse para o cuidado, a educação ou a gestão em saúde e enfermagem, aderente à Linhas de Pesquisa do Programa.

  • Estágio de Docência (02 créditos, 30 horas)

Ementa: Participação em atividades de docência de nível médio, graduação ou pós-graduação. Experimentação de novas metodologias/tecnologias de ensino aprendizagem. Intercâmbio interinstitucional de atividades curriculares e/ou extracurriculares.

  • Seminário de Sustentação de Dissertação (06 créditos, 90 horas)

Ementa: Desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso de mestrado.

  • Tópicos Avançados de Educação em Saúde (02 créditos, 30 horas)

Ementa: Conceitos de Educação e saúde uma visão histórica. Conceito de cultura, a cultura amazônica e sua aplicação nas práticas de educação em saúde e enfermagem. A compreensão da realidade cultural da Amazônia no atual contexto sócio-político e o pensamento crítico na formação e na prática do educador da área da saúde.