O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF), nível Mestrado Acadêmico, iniciou suas atividades em 01/01/2011. É oferecido pelo Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) através da Faculdade de Enfermagem (FAENF).

O Programa é reconhecido pela CAPES e pelo Ministério da Educação nos termos da Portaria MEC nº 1325, de 21/09/2011. Na última avaliação da CAPES, relativa ao triênio 2010-2012, o Programa obteve a nota três.

O PPGENF atua na Área de Concentração: Enfermagem no Contexto Amazônico. Nessa área são desenvolvidas, atualmente, duas linhas de pesquisa: Políticas de Saúde no Cuidado de Enfermagem Amazônico e Educação, Formação e Gestão para a Práxis do Cuidado em Saúde e Enfermagem no Contexto Amazônico.

O Programa tem por objetivo formar Enfermeiros Pesquisadores com uma visão global do cuidado de enfermagem numa compreensão da realidade amazônica para as práticas de atenção à saúde nos serviços e no ensino com base em fundamentações teóricas e metodológicas críticas para o cuidado humano, contribuindo, assim, para a reorganização dos Serviços de Saúde, repercutindo no âmbito político, econômico e social da região amazônica.