Artigo publicado na revista internacional Nursing From, em 2023.

A pesquisa está vinculada com os projetos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, e tem como autores o egresso do PPGENF Me. Diego João de Lima Arrais (UFPA), o discente da graduação Mateus Cunha Gomes (UFPA), os docentes permanentes Dra. Fabianne de Jesus Dias de Sousa (UFPA), Dr. Carlos Leonardo Figueiredo da Cunha (UFPA), Dra. Andressa Tavares Parente (UFPA), Dr. Diego Pereira Rodrigues (UFPA), Dra. Cintia Yolette Urbano Pauxis Aben-Athar (UFPA) e Dra. Aline Maria Pereira Cruz Ramos (UFPA), docentes externos Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da Costa (UFSC) e Fernando Riegel (UFRGS).

O artigo intitulado "Transition of Care for Post-COVID-19 Patients: Sociodemographic and Clinical Profile and Associated Factors" teve como objetivo principal identificar as características sociodemográficas, clínicas e fatores associados à transição do cuidado de pacientes recuperados de Covid-19 por meio de um estudo transversal com abordagem quantitativa realizado com 49 pacientes e/ou cuidadores que receberam alta hospitalar para o domicílio em   um   hospital   universitário, com a utilização de três instrumentos: o questionário sociodemográfico, o clínico e o instrumento Care Transitions Measure para avaliar a transição do cuidado.

Observou-se que dos 49 participantes, a maioria era do sexo masculino, com média de idade de 50  anos apresentando escolaridade acima  de 10 anos de estudo. Os principais sintomas  da  Covid-19  foram  dispneia, seguidos  de  fadiga e  febre.  A  comorbidade  mais  prevalente  foi  a  Hipertensão arterial  sistêmica. Houve  associação  significativa  entre  a  transição  do  cuidado  com as  comorbidades (Diabetes  mellitus,  Obesidade  e  Câncer).

Foi possível perceber pelo estudo que as  práticas  de  enfrentamento  a  Covid-19  foram  bem-sucedidas  refletindo  na transição  do  cuidado alta. Contudo, ressalta-se  a necessidade de implementação de políticas públicas após alta hospitalar em contexto pandêmico.