Nos dias 21 e 22 de agosto de 2023, a Profa. Dra. Aline Maria Cruz Ramos, docente permanente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Pará participou do projeto de extensão: Prevenção de Câncer na Atenção Básica: Integração entre Formação e Assistência, com profissionais do Hospital Universitário João de Barros Barreto do Complexo Hospitalar UFPA/EBSERH e docentes das Faculdades de Medicina, Nutrição, Enfermagem e Fisioterapia da UFPA.

O câncer é o principal problema de saúde pública no mundo e em países de baixa e média rendas, o diagnóstico ocorre em estágios mais avançados da doença, aumentando a morbidade, comprometendo a qualidade de vida e reduzindo a sobrevida dos pacientes. A partir dos paradigmas que envolvem a educação permanente e saúde, elaborou-se um projeto de extensão com a temática de Prevenção do Câncer.

Dessa forma, foram feitas abordagens por meio de material expositivo, didático aprimorado coletivamente e elaboração de plano de ação, por meio de oficinas de capacitação sobre fatores de risco (alimentação, atividade física e saúde mental) dos cânceres mais prevalentes no estado do Pará, como de estômago, intestino, colo uterino e de mama.

Após 12 meses da primeira intervenção, o Projeto de Extensão retorna para o desenvolvimento da segunda parte com o objetivo de Monitorar e avaliar planos de ação; Apresentar a versão final das cartilhas educativas; Apresentar o aplicativo e treinar seu uso junto à população adstrita ao território de atuação das equipes; Pactuar a continuidade da educação permanente das equipes de APS.

Na Oficina em Soure/Salvaterra em, cerca de 80 profissionais da atenção primária participaram, juntamente com seus gestores, Maria Helena Gomes - Secretária de saúde de Soure, Jean Menezes, representando o Coordenador da atenção primária de Soure, Vladimir Júnior - Secretário de saúde de Salvaterra e Suelen Oliveira - Coordenadora da atenção primária de Salvaterra.