Artigo publicado na revista Cogitare Enfermagem, em 2023.

 

A pesquisa está vinculada com os projetos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, e tem como autores a egressa Me. Thais de Fátima Aleixo, a docente permanente Dra. Jouhanna do Carmo Menegaz e participante externa Caroline Teodoro.

 

O artigo intitulado "Tabela de procedimentos de Enfermagem: Análise do escopo e respaldo em resoluções do Conselho Federal" teve como objetivo principal analisar o alcance e sustentação da tabela de procedimentos de Enfermagem com base nas resoluções do Conselho Federal de Enfermagem de 2005 a 2021 por meio de um estudo documental quantitativo. A análise, realizada em três etapas de triagem, abrangeu as resoluções entre nº 301/2005 e 673/2021 relativas à tabela de procedimentos de honorários mínimos para enfermagem.

 

Em comparação, a resolução nº 673/2021 amplia o quadro de procedimentos de enfermagem da Resolução nº 301/2005 em quatro áreas de atuação e acrescenta 34 procedimentos, totalizando 174 procedimentos de enfermagem, amparados por 48 resoluções vigentes.

 

A expansão dos procedimentos de enfermagem, amparada em fundamentos legais, reforça o lado empreendedor dos enfermeiros. Esse aspecto, quando apontado, pode instigar a reflexão e reconhecimento por parte da categoria para ampliar suas atividades.