O PPGENF está inserido no contexto amazônico que possui peculiaridades ímpares, destacando-se a vasta extensão territorial, com locais de difícil acesso e distantes de centros de saúdes e escolas, baixo desenvolvimento humano e tecnológico e carente de políticas públicas para melhoria dos munícipes. Por compreender essa realidade, os projetos de pesquisa e de extensão do PPGENF focam sempre no desenvolvimento regional, promovendo melhoria na qualidade de vida da população, da gestão de serviços e também na qualificação e formação do profissional enfermeiro. O PPGENF cumpre com sua missão de formação de enfermeiros em nível de mestrado considerando a inserção e impactos sociais junto à comunidade.

Abaixo listam-se os projetos e a aplicabilidade de seus resultados nos diversos segmentos da sociedade:

 QUADRIÊNIO 2021-2024

  • A profa. Dra. Vera Lúcia de Azevedo Lima coordena um projeto de pesquisa, em interação com a Secretaria de Segurança Pública do Pará e Ministério Público do Pará, e outro de extensão na temática de violência contra a mulher e crianças. Aqui se traça um diagnóstico situacional do fenômeno, os fatores causadores associados e se intervém com palestras e produção de tecnologias educacionais visando o empoderamento feminino e o combate a violência. O projeto de extensão de multivacinação nas ilhas tem parceria com Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde, o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) e a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar).

  • A profa. Dra. Jouhanna do Carmo Menegaz coordena um projeto de pesquisa sobre empreendedorismo na Enfermagem que tem parceira do Conselho Federal de Enfermagem e SEBRAE. Os produtos desenvolvidos pelo projeto visam promover a qualificação profissional, sensibilização e conscientização acerca do empreendedorismo: (1) curso online para o desenvolvimento de competências empreendedoras; (2) Guia para o enfermeiro empreendedor e (3) E-book para professores sobre o ensino de empreendedorismo na Enfermagem.

  • O prof. Dr. Eliã Pinheiro Botelho coordena projeto de pesquisa e extensão que tem parceria com a coordenadoria da diversidade sexual e outras coordenações da Secretaria Municipal de Saúde de Belém; Casa Dia/SESMA que atende pacientes do vírus HIV/Aids que são diagnosticados na rede municipal de saúde. Entre as organizações não governamentais estão: Arte pela Vida, que atua em prol das pessoas vivendo com HIV/AIDS; Família HOPE, orienta familiares de pessoas trans. O projeto realiza diversas atividades, como: 1) cuidado a saúde da população LGBT, atualmente, em um espaço na UFPA cedido pela Faculdade de Enfermagem; 2) ações de educação em saúde, de aconselhamento e triagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis. Essas atividades são realizadas em diversos espaços, de acordo com a demanda da sociedade civil; 3) Atividades de tradução do conhecimento por plataformas digitais; 4) produtos educativos como cartilhas e aplicativo voltados a população e enfermeiros (EDUCAHIV).

  • A Profa. Dra. Mary Elizabeth de Santana possui projetos dentro da linha de cuidado com pacientes oncológicos no Hospital Hophir Loyola. Tal projeto trata do cuidado do paciente oncológico, assim como o do seu cuidador. O projeto desenvolve produtos educativos educacionais para pacientes oncológicos e cuidadores.

  • A prof. Dra. Nádile Juliane Costa de Castro possui projetos de pesquisa e extensão, dentro da linha de educação, formação e gestão, com populações tradicionais da Amazônia que tem colaboração com a Associação Brasileira de Enfermagem, Movimento de Emaús, Associação quilombola de São José de Icatu. Os produtos desenvolvidos são: 1) podcasts, palestras, e-book, cartilhas, oficinas, cursos, vídeos educacionais.