O PPGENF/UFPA conta com os seguintes laboratórios para o desenvolvimento de seus estudos:
- Laboratório de informática: com disponibilidade tem 06 computadores conectados a rede de Internet por fibra óptica e também por wifi, 06 mesas de escritório com cadeiras e 01 impressora laser para uso exclusivo dos alunos regulares, tela retrátil para projeção, prateleira com livros de metodologias de pesquisas, cadeiras para reunião. A ampliação e troca desses equipamentos com maior capacidade de hardware e disponibilidade de rede wifi de longo alcance foi possível com recursos recebidos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) da UFPA, em 2018.
- Laboratório de habilidades práticas em Enfermagem: contendo manequins, 2 macas, 2 mesas, 6 cadeiras, 3 armários, instrumentais e materiais para simulação de procedimentos de enfermagem, tais como curativos e sondagens, materiais para simulação de injetáveis (seringas, catéteres periféricos, agulhas, ampolas entre outros), estetoscópio, manguitos, luvas cirúrgicas estéreis e de procedimentos, máscaras cirúrgicas e máscaras 3MTM, tocas e capotes hospitalares, termômetros, lanternas, oxímetro de pulso, microfusores, jelcros, instrumentais para simulação de banho no leito e matérias de escritórios (pranchetas, canetas, fichas para registros de procedimentos e de evolução do paciente,...) além de outros equipamentos e materiais que se inserem no contexto da prática em enfermagem.
- INFOCENTRO – Localizado na Faculdade de Enfermagem, a sala de informática conta com 30 computadores conectados à Internet e com acesso a todos os alunos matriculados da UFPA e pertencentes ao Instituto de Ciências da Saúde. Quando requisitado via ofício, o INFOCENTRO pode ser reservado para aulas que demandem recursos de informática.
- Laboratório de Análises Espaciais, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) – UFPA. Esse laboratório conta com doze computadores, uma impressora Laser colorida e outra industrial e um técnico em geoprocessamento para suporte aos usuários. O uso para docentes e discentes é liberado mediante soliciatação via ofício ao professor, Professor Dr. Armim Marthis, responsável pela administração do laboratório.
- Sala de videoconferência: localizada no Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da UFPA, com área física de 4 m2, equipada com computadores, câmera de vídeos, equipamento de som e datashow. O uso desta instalação é liberado para os docentes, mediante reserva, para viabilizar a participação de pesquisadores experts em videoconferência em algumas disciplinas, eventos e reuniões técnico-científicas dos grupos de pesquisa, comissões examinadoras de exames de qualificação e bancas julgadoras de defesa da dissertação de mestrado.
Para além dos espaços da Faculdade de Enfermagem e da UFPA, os serviços de saúde do município e estaduais também se configuram em laboratórios sociais para o ensino, a pesquisa e a extensão articulados ao PPGENF. Assim, os discentes e docentes do Programa utilizam também laboratórios sociais extramuros que dão suporte tanto para as atividades acadêmicas do estágio em docência quanto para o desenvolvimento dos projetos de pesquisas, destacando-se: a Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Hosptial Hophir Loyola; Fundacação Santa Casa do Pará; Departamento de DST/AIDS) e as Secretarias Municipais de Saúde de Belém (UBS do Guamá; ESF da Terra Firme; ESF da Ilha do Combú); Departamento de Segurança Pública da Polícia Civil do Estado do Pará; Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Unidade Básica de Saúde Desembargador Paulo Frota); e ocomplexo hospitalar do municipal e estadual (em especial Hospital Universitário João de Barros Barreto/UFPA, Hospital das Clínicas, Hospital Geral de Belém – Exército Brasileiro, Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, Hospital Naval de Belém – Marinha Brasileira, Hospital Estadual Ophir Pinto de Loyola, Hospital Oncológico Intantil Octávio Lobo, Santa Casa de Misericórdia, Hospital Jean Bitar), dentre outros.