Artigo publicado na revista internacional Geospatial Health, em 2022. 

 

A pesquisa está vinculada com os projetos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, e tem como autores os egressos do PPGENF Me. Sara Melissa Lago Sousa (UFPA) e , Me. Andrey Oeiras Pedroso (UFPA), discente da graduação FAENF Iaron Leal Seabra (UFPA), docentes permanentes Dra. Glenda Roberta Oliveira Naiff Ferreira (UFPA), Dra. Aline Maria Pereira Cruz Ramos (UFPA), Dra. Sandra Helena Isse Polaro (UFPA), Dr. Eliã Pinheiro Botelho (UFPA). 

 

O artigo intitulado "Spatial analysis of the AIDS mortality rate among young people in a province of the Brazilian Amazon: An ecological study" teve como objetivo principal analisar espacialmente a taxa de mortalidade por AIDS entre jovens em uma província da Amazônia brasileira e a variabilidade espacial da taxa promovida pelos DSS. Este estudo fornece subsídios para a implementação de políticas focais eficazes para combater o HIV e reduzir a taxa de mortalidade entre os jovens no Pará. 

 

Todas as notificações de óbitos por AIDS entre 2007 e 2018 entre jovens residentes no estado do Pará foram incluídas no estudo. A taxa de mortalidade foi analisada usando distribuição espacial e autocorrelação, varredura espacial e regressão geograficamente ponderada (GWR). No período do estudo, ocorreram 1.372 óbitos por aids entre jovens com expansão territorial.  

 

A autocorrelação espacial mostrou dois clusters alto-alto no período de 2007 a 2010, um formado por municípios do sudeste do Pará e outro da região metropolitana de Belém, restando apenas este último entre 2011 e 2018. Os resultados deste estudo indicam que a mortalidade por aids está em expansão entre os jovens no Pará, dado que sugere que as políticas públicas voltadas para o combate ao HIV entre os jovens são ineficientes, possivelmente com exceção da RMB, que apresentou um risco espaço-temporal no período de 2013 a 2018 apenas. 

 

 A variabilidade espacial da taxa de mortalidade por AIDS com maior associação, com taxa de homicídios de jovens, evasão do ensino fundamental e famílias cadastradas no CadÚnico, reforça a necessidade de investimentos na promoção da qualidade de vida dessas populações, principalmente nos municípios das regiões Sudeste e Regiões Sudoeste e Baixo Amazonas. É necessário garantir o acesso aos serviços de aconselhamento, prevenção, diagnóstico e tratamento do HIV para os jovens, bem como o acesso ao trabalho, lazer e educação para a eliminação do HIV.