Artigo publicado na Revista da Escola de Enfermagem da USP, em 2023.

 

A pesquisa está vinculada com os projetos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, e tem como autores o mestrando Iago Sergio de Castro Farias, a egressa Me. Nyvia Cristina dos Santos Lima e as docentes permanentes Dra. Nádile Juliane Costa de Castro e Dra. Andressa Tavares Parente e participantes externos Jhennifer Nycole Rocha da Silva de Castro, Deisiane da Silva Mesquita, Karytta Sousa Naka e Ingrid Fabiane Santos da Silva.

 

O artigo intitulado "Mapeamento da inserção de políticas afirmativas em cursos de pós-graduação em enfermagem" teve como objetivo principal mapear a inclusão de políticas afirmativas nos cursos de Pós-Graduação em Enfermagem no Brasil. Trata-se de um estudo descritivo, documental, realizado com informações coletadas na Plataforma Sucupira, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, vinculada ao Ministério da Educação. 

 

Após a coleta de dados, realizada entre outubro de 2021 e março de 2022, cada edital foi lido na íntegra, a fim de extrair os seguintes elementos: nome do programa; código do programa; nome da Instituição de Ensino Superior; acrônimo; Unidade federativa; e número de vagas para cursos de mestrado. Nesse sentido, foram identificadas 79 instituições do país, com uma amostra final de 67 programas avaliados, os quais foram classificados em nove modalidades, com base na utilização de princípios de políticas afirmativas nos mestrados acadêmicos e profissionais.

 

Com isso, foi possível concluir que os cursos de Pós-Graduação em Enfermagem apresentam desequilíbrio quanto à implementação de políticas afirmativas em suas ofertas de vagas regulares, bem como em questões de equidade no acesso regional e diversidade nos grupos sociais contemplados.