Artigo publicado na revista internacional BMC Pediatrics, em 2023.

 

A pesquisa está vinculada com os projetos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, e tem como autores a egressa Me. Débora Talitha Neri, a mestranda Amanda Loyse da Costa Miranda, os docentes permanentes Dra. Glenda Roberta Oliveira Naiff Ferreira, Dr. Eliã Pinheiro Botelho, Dra. Andressa Tavares Parente e participantes externos Rubenilson Caldas Valois, Geyse Aline Rodrigues Dias e Eliete da Cunha Araújo.

 

O artigo intitulado "Hospitalizations for congenital syphilis in children under one year old in the state of Pará, Brazilian Amazon: ecological study" teve como objetivo principal investigar internações por sífilis congênita em crianças menores de um ano, no estado do Pará, Amazônia brasileira por meio de um estudo ecológico, utilizando taxas de internação, letalidade e mortalidade relacionadas à sífilis congênita em menores de um ano.

 

A elevada incidência de sífilis congênita evidencia falhas na resolutividade da atenção primária à saúde o que faz com que haja uma maior utilização dos serviços hospitalares, cujas diferenças regionais no acesso às ações e serviços de saúde podem refletir-se nas desigualdades em saúde.

 

O aumento da taxa de internações com tendência crescente demonstra o impacto que a sífilis ainda causa no Brasil, não sendo resolvido mesmo após intervenções do governo nacional na atenção primária à saúde, mas houve tendência decrescente na taxa de letalidade. Nesse sentido, os resultados demonstram uma organização heterogênea das redes de atenção à saúde nas regiões e macrorregiões de saúde do estado.